sábado, 29 de dezembro de 2012

Visita da escritora Luiza Trigo


Conversa sobre Literatura com a escritora Luiza Trigo

A Sala de Leitura foi procurada pela escritora Luiza Trigo para um "encontro marcado" com os alunos da Camilo. Luiza conversou com alunos dos turnos da manhã e da tarde. A escritora lançou pela Editora Rocco o livro Carnaval e visita as escolas para divulgar este livro e contar um pouco de sua história como leitora e escritora.

Luiza leu trechos do livro Carnaval 
Os alunos logo se identificaram com o jeito descolado da jovem escritora que respondeu animadamente às perguntas dos alunos que ficaram curiosos ao ver que seus cabelos eram coloridos. Num bate-papo descontraído, Luiza Trigo falou da sua paixão pelos livros e aconselhou a garotada a ler! Foi super bacana!!!

Luiza ao centro de joelhos com alunos das turmas 1602 e 1604


Luiza recebe as boas-vindas das alunas fofas da 1601



Luz, Câmera, Ação...

Fazer Cinema também é na Sala de Leitura!





Para abrigar a edição dos filmes feita pelo Projeto Imagens em Movimento, a Sala de Leitura Monteiro Lobato foi o ponto de encontro dos alunos participantes!

A professora Silvia ajudando na edição dos filmes

Feira Cultural na Camilo


A culminância da Feira

03 de outubro

Nossa escola está em festa!!!

A entrada da nossa escola ficou linda!!!

   Muitas rendas de papel de seda foram feitas por várias turmas e serviram para decorar a nossa escola; diversos retalhos transformaram-se em fuxicos para compor uma cortina; a argila virou barro atirado para compor a casa de quem vive no sertão do Nordeste. Garrafas pet ganharam nova função: cactos com espinhos feitos de palitos de dente. Mamulengos para lembrar a infância de Ariano Suassuna foram destaque e encantaram a todos...


Oficina com alunos da 1605

Impressões em bandejas de isopor aguçaram a curiosidade dos alunos que experimentaram um processo próximo ao da xilogravura. Então, depois da elaboração de poesias de cordel, foram feitos folhetos com capas criadas pelos próprios alunos. A produção foi bastante significativa e muitas cordas abrigaram os versos em forma de cordel.



As turmas 1602, 8701, 1601 e 1603 produziram cordéis
Nos murais foram expostos cartazes contendo pesquisas sobre a vida e a obra de Ariano Suassuna, além de muitas ilustrações e relatos sobre o filme O auto da compadecida, visto por todas as turmas do colégio.
Impressionados com a religiosidade do povo nordestino, muitos alunos construíram vitrais em papel e celofane e o efeito foi surpreendente, assim como a ampliação de algumas obras do artista Cândido Portinari que também pintou a seca do Nordeste. As imagens foram ampliadas em papel 40 kg por 16 vezes.









No dia 03 de outubro, vivemos a culminância da nossa Feira Cultural. Os materiais e trabalhos foram expostos com capricho e orgulho pelos alunos, professores e funcionários. Nossa escola foi visitada por responsáveis, ex-alunos, ex-professores e diretores, alunos da Escola Estadual Inácio de Azevedo, que em breve exercerão a função de professores, e a comunidade que vive próximo à nossa escola também nos prestigiou.

Nesta culminância, a aula tradicional foi substituída por uma programação intensa que contou com a participação especial do Coral Semeando/SME que nos brindou com lindas músicas pertencentes ao cancioneiro nordestino. Neste embalo, nossa escola também apresentou o coral de alunos das turmas 1602 e 1604, que cantou Asa Branca.


Coral Semeando sob a regência do Profº Mauro Portugal

Coral de alunos das turmas 1602 e 1604 - Asa Branca - canção eterna









  






Também neste dia especial, os alunos se divertiram num baile de forró em homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga e uma grande quadrilha foi organizada pelas professoras de Educação Física, para cultivar a tradição das festas juninas.
Aproveitamos, ainda, para premiar dez alunos do 8º e 9º anos que foram selecionados para representarem nossa escola, no concurso de redação ABL/SME sobre Ariano Suassuna. Além de um certificado, os alunos receberam livros acompanhados de marcadores confeccionados especialmente para a Feira Cultural.


Parabéns Gabriel Gomes (T. 1802)! Seu texto está entre os melhores da 2ª CRE!!!


















Premiação dos alunos - Concurso das melhores redações


Com a experiência da Feira, observamos que pelo viés da Literatura e da promoção dos livros, diversas linguagens dialogaram criando uma consistente interdisciplinariedade, além de um movimento que contagiou toda a comunidade escolar a desenvolver uma proposta de interesse de todos.


Que venha a próxima Feira Cultural da 
Camilo!!!










Teatro na Sala de Leitura

A Sala de Leitura orgulhosamente apresenta:

                          Chicó e João Grilo em busca de emprego...

Durante os meses de setembro e outubro, os livros de Ariano Suassuna ganharam destaque especial nas estantes da Sala de Leitura. A peça  Auto da Compadecida foi lida por um grupo de estudantes do 7º ano que ensaiou e representou, na Sala de Leitura, um trecho da obra mais conhecida do escritor. A professora de História, Dominique, orientou os alunos, fez o roteiro e participou da peça tocando flauta.



A Sala de Leitura convidou alunos, pais e professores para a

encenação da peça que contou com o cenário feito pelos alunos

para a ocasião da Feira Cultural.


 









Oficina de Mamulengos e Rendas

OFICINA DE MAMULENGOS COM A TURMA 1605

Durante a preparação da Feira Cultural, a professora Nancy Rabelo, ex-aluna da nossa escola que fez parte da 1ª turma da Camilo, em 1966, desenvolveu uma  oficina de mamulengos com a turma 1605. Esta atividade contou com a ajuda de Sandra Cherullo, também ex-aluna da Escola, que confeccionou as "roupinhas"  dos bonecos. Em pouco mais de cinco encontros, foram produzidos vários bonecos por alunos que acabaram ganhando mais auto-estima e confiança. Os mamulengos ocuparam um lugar especial na nossa Feira Cultural e também foram expostos no Núcleo de  Artes do Leblon.



Prof ªJenny da Sala de Leitura e Rosi (GED/2ª CRE) - Núcleo de Artes do Leblon

Nancy está de branco no centro da foto, acompanhada de outros ex-alunos, do Diretor Ricardo 
 e
 de alunos ao fundo





E A PREPARAÇÃO PARA A FEIRA CONTINUA...
A Sala de Leitura ficou pequena para tantas rendas !!!

Oiê muié rendeira, oiê muié rendá, tu me ensinas a fazer renda,
 eu te ensino a namorar...
A professora Nelma de Artes ensinou a fazer renda...
Muitas rendas de papel de seda foram feitas por várias turmas e decoraram os espaços da nossa escola!!

Visita ao Centro de Tradições Nordestinas


Nossa escola vai ao Centro de Tradições Nordestinas



Por iniciativa de alguns professores do turno da tarde, foram organizadas várias idas ao Centro de Tradições Nordestinas, em São Cristóvão. Lá os alunos visitaram uma exposição sobre a importância de Padim Padre Cícero e puderam entender melhor a fé do povo nordestino. Muitos alunos compraram produtos típicos do Nordeste encomendados pelos seus pais. Desta forma, nossa visita enriqueceu as discussões feitas em sala de aula e os alunos entraram no clima da Feira.
Professoras Sandra, Ana Paula e Jenny e 6º ano

Turma 1901 curtindo o passeio

7º ano- Olha o passarinho!
Todos atentos à explicação da guia

Preparação para a Feira Cultural

  Preparação para a Feira Cultural - meses de agosto e setembro 

Título da nossa Feira Cultural:

"A cultura do sertão nordestino na Literatura 
 de Ariano Suassuna”.



Após apresentar o projeto aos professores, a Sala de Leitura organizou uma aula expositiva sobre a temática nordestina para as 16 turmas da escola. Neste momento inicial, conversamos sobre a literatura de cordel, o teatro de mamulengos e a magia do circo: todas estas fontes de inspiração para o imortal Ariano Suassuna.
Também a importância de Patativa do Assaré, o processo da xilogravura e a herança musical deixada por Luiz Gonzaga foram expostas nesta aula, que contou com a presença de professores de várias áreas. Com esta iniciativa, pudemos explicar e discutir com os alunos alguns aspectos da cultura popular nordestina que muitas vezes ainda sofre com o preconceito.
Nossa comunidade escolar é composta por muitos alunos da Rocinha, vários deles de origem nordestina. Assim o tema da Feira foi o mote para se falar sobre a identidade de um povo castigado pela seca, mas dono de uma grande riqueza cultural.

Durante os meses de agosto e setembro, muitos professores se mobilizaram para desenvolver trabalhos sobre a questão nordestina, especialmente, os de Artes que auxiliaram professores de outras áreas na construção de trabalhos mais “plásticos”.




Turmas 1602 e 1702 - Professoras Cristiane (Ciências) e Isabela (Artes)
Construção de cactos com garrafas Pet

Turmas 1602 e 1604 - ensaio do coral com o professor André (Música)



Turma 1801 nas aulas da professora Nelma -
ampliação de obras de Cândido Portinari sobre a seca



quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Maratona de Histórias - Ariano Suassuna

Maratona de Histórias - Ariano Suassuna

Concurso de redação SME/ABL

Nossa escola selecionou 10 textos sobre a vida e a obra do escritor Ariano Suassuna e enviou para CRE. Para a nossa alegria, a redação do aluno Gabriel Gomes, da turma 1802, foi selecionada entre as melhores da 2ª CRE.

Parabéns!!! Gabriel e professora Elizabeth Lewin - orientadora

As turmas de 8º e 9º anos foram preparadas e orientadas para participarem deste concurso a partir de uma aula expositiva, preparada pela professora Jenny Fernandez, complementada com multimídia, sobre a trajetória do escritor Ariano Suassuna e a cultura popular nordestina, tema que mais tarde foi o mote para a nossa Feira Cultural.
  
Turma 1703 assistindo ao vídeo sobre Ariano Suassuna
                                                 

Turma 1801 - Vídeo sobre Ariano Suassuna
 

Projeto Leitura em Família

Projeto Leitura em Família - Junho de 2012


                                                                   Como fonte de prazer e de sabedoria, a leitura não esgota seu poder de sedução nos estreitos círculos da escola.
Marisa Lajolo


            Numa carta, enviada aos responsáveis, explicamos o que é o Projeto Leitura em Família.
O objetivo é a troca de experiências entre pais e filhos a partir dos textos lidos, propiciando novos olhares e diálogos sobre o mundo. Assim, todo o acervo da Sala de Leitura foi disponibilizado para empréstimo aos responsáveis, que puderam fazer pessoalmente ou através de seu filho. A devolução do exemplar foi feita ao final de 15 dias, podendo haver renovação.
Para facilitar na escolha, apresentamos uma lista de sugestões. O responsável podia anotar para o seu filho o nome do livro que desejava ler ou o assunto que mais interessava e, na Sala de Leitura, o aluno recebeu as orientações para a seleção do título. Vale lembrar que o empréstimo foi registrado no nome do responsável.
Sugestões de Leitura:
Contos de Clarice Lispector
Lendas brasileiras – Câmara Cascudo
Poesias de Carlos Drummond de Andrade
Obra adulta e infanto-juvenil de Monteiro Lobato
Contos africanos e indígenas
Folclore brasileiro e de outros países
Coletânea de Crônicas
Romeu e Julieta - Shakespeare
Gabriela, Cravo e Canela- Jorge Amado
O alienista – conto de Machado de Assis
Contos de Machado de Assis
A hora da estrela – Clarice Lispector
Poesias de Mário Quintana
A origem curiosa das palavras- Márcio Bueno
Auto da Compadecida- Ariano Suassuna
A moreninha – Joaquim Manuel de Macedo
Coleção para Gostar de Ler
Comer, rezer e amar – Elizabeth Gilbert

Depois desta carta, os primeiros empréstimos foram feitos e chegamos ao fim do ano com 30 pais lendo. Um bom começo!!! Para 2013, a meta é dobrar este número!