sábado, 29 de dezembro de 2012

Feira Cultural na Camilo


A culminância da Feira

03 de outubro

Nossa escola está em festa!!!

A entrada da nossa escola ficou linda!!!

   Muitas rendas de papel de seda foram feitas por várias turmas e serviram para decorar a nossa escola; diversos retalhos transformaram-se em fuxicos para compor uma cortina; a argila virou barro atirado para compor a casa de quem vive no sertão do Nordeste. Garrafas pet ganharam nova função: cactos com espinhos feitos de palitos de dente. Mamulengos para lembrar a infância de Ariano Suassuna foram destaque e encantaram a todos...


Oficina com alunos da 1605

Impressões em bandejas de isopor aguçaram a curiosidade dos alunos que experimentaram um processo próximo ao da xilogravura. Então, depois da elaboração de poesias de cordel, foram feitos folhetos com capas criadas pelos próprios alunos. A produção foi bastante significativa e muitas cordas abrigaram os versos em forma de cordel.



As turmas 1602, 8701, 1601 e 1603 produziram cordéis
Nos murais foram expostos cartazes contendo pesquisas sobre a vida e a obra de Ariano Suassuna, além de muitas ilustrações e relatos sobre o filme O auto da compadecida, visto por todas as turmas do colégio.
Impressionados com a religiosidade do povo nordestino, muitos alunos construíram vitrais em papel e celofane e o efeito foi surpreendente, assim como a ampliação de algumas obras do artista Cândido Portinari que também pintou a seca do Nordeste. As imagens foram ampliadas em papel 40 kg por 16 vezes.









No dia 03 de outubro, vivemos a culminância da nossa Feira Cultural. Os materiais e trabalhos foram expostos com capricho e orgulho pelos alunos, professores e funcionários. Nossa escola foi visitada por responsáveis, ex-alunos, ex-professores e diretores, alunos da Escola Estadual Inácio de Azevedo, que em breve exercerão a função de professores, e a comunidade que vive próximo à nossa escola também nos prestigiou.

Nesta culminância, a aula tradicional foi substituída por uma programação intensa que contou com a participação especial do Coral Semeando/SME que nos brindou com lindas músicas pertencentes ao cancioneiro nordestino. Neste embalo, nossa escola também apresentou o coral de alunos das turmas 1602 e 1604, que cantou Asa Branca.


Coral Semeando sob a regência do Profº Mauro Portugal

Coral de alunos das turmas 1602 e 1604 - Asa Branca - canção eterna









  






Também neste dia especial, os alunos se divertiram num baile de forró em homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga e uma grande quadrilha foi organizada pelas professoras de Educação Física, para cultivar a tradição das festas juninas.
Aproveitamos, ainda, para premiar dez alunos do 8º e 9º anos que foram selecionados para representarem nossa escola, no concurso de redação ABL/SME sobre Ariano Suassuna. Além de um certificado, os alunos receberam livros acompanhados de marcadores confeccionados especialmente para a Feira Cultural.


Parabéns Gabriel Gomes (T. 1802)! Seu texto está entre os melhores da 2ª CRE!!!


















Premiação dos alunos - Concurso das melhores redações


Com a experiência da Feira, observamos que pelo viés da Literatura e da promoção dos livros, diversas linguagens dialogaram criando uma consistente interdisciplinariedade, além de um movimento que contagiou toda a comunidade escolar a desenvolver uma proposta de interesse de todos.


Que venha a próxima Feira Cultural da 
Camilo!!!










Nenhum comentário:

Postar um comentário