sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

LEITURA ESPECIAL DO LIVRO MANDELA: O AFRICANO DE TODAS AS CORES

NOSSA ESCOLA CONTOU A VIDA E OS FEITOS DO LÍDER NELSON MANDELA (1918-2013)
JUSTA HOMENAGEM!


"NO AUGE DO VERÃO DE 1918, NASCE UM MENINO NA ALDEIA DE MVEZO. SEUS PAIS IRÃO CHAMÁ-LO ROLIHLAHLA."


ASSIM COMEÇA O LIVRO MANDELA: O AFRICANO DE TODAS AS CORES, COM TEXTO DE ALAIN SERRES E ILUSTRAÇÕES DE ZAÜ, EDITORA PEQUENA ZAHAR.



A leitura deste livro encantou e comoveu alguns professores e muitos alunos da nossa escola. Movidas pela história de Rolihlahla, que, em língua Xhosa, significa aquele que "puxa o galho da árvore", ou, mais coloquialmente, "criador de caso"; as professoras Dominique (História) e Jenny (Sala de Leitura) decidiram fazer uma leitura especial baseada nesta obra. 


Tudo começou em sala de aula, com a leitura de livros e artigos, exibição de filmes e curtas...
Depois de muitos estudos e debates, a professora  Dominique escreveu o roteiro, selecionou as músicas,
  ensaiou com os alunos e participou da apresentação.

No início de dezembro de 2013, pouco antes da morte de Nelson Mandela, a turma 1701 narrou fatos importantes que marcaram a trajetória do líder sul-africano na luta contra o ódio e a segregação racial, no auditório da nossa escola.

Além de muitos alunos, tivemos a presença de professores, pais e funcionários. A apresentação recebeu o auxílio luxuoso do professor André de Música, que abrilhantou o evento. Ainda contamos com a ajuda da professora Isabela (Artes) que cuidou do cenário e com o apoio da agente educadora Shirley, na parte técnica.
Quem quiser conferir a apresentação basta acessar o endereço a seguir: http://www.youtube.com/watch?v=WCnx9dQdleI&feature=youtu.be












"Nelson Mandela é um símbolo de coragem e paz para toda a humanidade. Amado e admirado no mundo inteiro, liderou a resistência contra décadas de apartheid na África do Sul.
 Depois de 27 anos na prisão, Mandela reconquistou enfim a liberdade e, em 1994, foi eleito primeiro presidente negro de seu país." (Fragmento do livro Mandela: um africano de todas as cores)

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

ÁFRICA: QUE CONTINENTE É ESTE?


BERÇO DA HUMANIDADE                                 DIVERSIDADE CULTURAL

DESERTO              TRADIÇÕES       ÁFRICA  
COLONIZAÇÃO                APARTHEID          BELEZAS NATURAIS 

  SAVANA          RELIGIÕES      GUERRAS CIVIS   RIQUEZA E POBREZA


O SEGUNDO SEMESTRE DE 2013 FOI DEDICADO AO CONTINENTE AFRICANO.

  MURAIS REGISTRARAM IMAGENS E FOTOGRAFIAS

 E CONVIDARAM ALUNOS E PROFESSORES 

PARA ENCONTROS QUE ACONTECERAM NA SALA DE LEITURA.

MURAIS  FEITOS COM TECIDOS COM IMAGENS COSTURADAS À MÃO,
 ELABORADOS PELAS  PROFESSORAS ISABELA E JENNY

EM CONSONÂNCIA COM A LEI 10.639/03 QUE VERSA SOBRE O ENSINO DA HISTÓRIA E DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA, EXPUSEMOS FARTO ACERVO LITERÁRIO SOBRE AS TRADIÇÕES AFRICANAS E PROJETAMOS UMA SÉRIE DE SLIDES SOBRE A IMPORTÂNCIA DA CULTURA NEGRA PARA A FORMAÇÃO DA SOCIEDADE BRASILEIRA.

 A PARTIR DE 2014, ESTA TEMÁTICA SERÁ INCLUÍDA PERMANENTEMENTE NOS PROJETOS DA SALA DE LEITURA MONTEIRO LOBATO, ASSIM COMO O ESTUDO DA CULTURA INDÍGENA (LEI Nº 11.645/08).
                                                                            
Turma 1701 - leitura do livro  Mandela: o africano de todas as cores
Livros indicados durante os encontros

                                                            Cangas com motivos afro-brasileiros decoraram a Sala de Leitura                                                                               

 BAOBÁ - ESPÉCIE NATIVA DO CONTINENTE AFRICANO. PARA O POVO, REPRESENTA A "ÁRVORE DA VIDA" POIS TEM A CAPACIDADE DE ARMAZENAR ÁGUA DENTRO DO TRONCO, QUE PODE ALCANÇAR ATÉ 120.000 LITROS. (FONTE: WIKIPÉDIA)

ESTE É O NOSSO BAOBÁ, CRIADO PELA TURMA 1801 (TARDE), ORIENTADO PELA PROFESSORA DE ARTES ISABELA. OS ALUNOS ASSISTIRAM A UM DOCUMENTÁRIO SOBRE A ÁRVORE NUM EPISÓDIO DO PROGRAMA UM PÉ DE QUÊ? E DEPOIS DE CONHECEREM A IMPORTÂNCIA DESTA ESPÉCIE, CONSTRUÍRAM ESTE PAINEL.