sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

LEITURA ESPECIAL DO LIVRO MANDELA: O AFRICANO DE TODAS AS CORES

NOSSA ESCOLA CONTOU A VIDA E OS FEITOS DO LÍDER NELSON MANDELA (1918-2013)
JUSTA HOMENAGEM!


"NO AUGE DO VERÃO DE 1918, NASCE UM MENINO NA ALDEIA DE MVEZO. SEUS PAIS IRÃO CHAMÁ-LO ROLIHLAHLA."


ASSIM COMEÇA O LIVRO MANDELA: O AFRICANO DE TODAS AS CORES, COM TEXTO DE ALAIN SERRES E ILUSTRAÇÕES DE ZAÜ, EDITORA PEQUENA ZAHAR.



A leitura deste livro encantou e comoveu alguns professores e muitos alunos da nossa escola. Movidas pela história de Rolihlahla, que, em língua Xhosa, significa aquele que "puxa o galho da árvore", ou, mais coloquialmente, "criador de caso"; as professoras Dominique (História) e Jenny (Sala de Leitura) decidiram fazer uma leitura especial baseada nesta obra. 


Tudo começou em sala de aula, com a leitura de livros e artigos, exibição de filmes e curtas...
Depois de muitos estudos e debates, a professora  Dominique escreveu o roteiro, selecionou as músicas,
  ensaiou com os alunos e participou da apresentação.

No início de dezembro de 2013, pouco antes da morte de Nelson Mandela, a turma 1701 narrou fatos importantes que marcaram a trajetória do líder sul-africano na luta contra o ódio e a segregação racial, no auditório da nossa escola.

Além de muitos alunos, tivemos a presença de professores, pais e funcionários. A apresentação recebeu o auxílio luxuoso do professor André de Música, que abrilhantou o evento. Ainda contamos com a ajuda da professora Isabela (Artes) que cuidou do cenário e com o apoio da agente educadora Shirley, na parte técnica.
Quem quiser conferir a apresentação basta acessar o endereço a seguir: http://www.youtube.com/watch?v=WCnx9dQdleI&feature=youtu.be












"Nelson Mandela é um símbolo de coragem e paz para toda a humanidade. Amado e admirado no mundo inteiro, liderou a resistência contra décadas de apartheid na África do Sul.
 Depois de 27 anos na prisão, Mandela reconquistou enfim a liberdade e, em 1994, foi eleito primeiro presidente negro de seu país." (Fragmento do livro Mandela: um africano de todas as cores)

Nenhum comentário:

Postar um comentário